Home | Quem somos | Contato | Listagem de Salões e Clínicas de Estética! | Produtos e Serviços | Seja nosso REPRESENTANTE | Blog
SGBeauty
Clique para logar no sistema!
CADASTRE-SE
GRÁTIS
Cadastre-se e faça parte de nossa lista de pesquisa. Divulgue seu salão e faça com que ele fique ainda mais conhecido e visível na WEB...

   
Notícias

Home » Eventos » O bilionário mercado da beleza brasileira

04/09/2013

Clique na imagem para ampliar
O segmento de cosméticos registrou faturamento de US$ 42 bilhões no Brasil em 2012, contra exatos US$ 17,6 bilhões no ano anterior. Nos últimos dez anos o setor como um todo apresentou crescimento real (já descontada a inflação) de 10% ao ano, de acordo com os dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). A entidade lembra que esta evolução é maior que a média de evolução do Produto Interno Bruto (PIB), que foi de 3,1% nos últimos dez anos e de 2,5% da indústria em geral no mesmo período. 
 
O País ocupa a terceira colocação no ranking mundial, atrás somente dos Estados Unidos e do Japão, segundo informe da Abihpec. É um dado significativo, uma vez que o mundo permanece em retração econômica. 
 
Contudo, o Euromonitor Internacional – empresa especializada em pesquisas para mercados consumidores – ainda destaca que o Brasil, se continuar neste ritmo de crescimento, será em termos globais vice-líder até 2017, atrás somente da China. 
 
Estados Unidos – Esses dois países, inclusive, foram os que mais cresceram no setor de cosméticos em 2012, deixando para traz justamente os Estados Unidos e o Japão.  O instituto internacional ainda observa que os produtos destinados aos cuidados com a pele (facial e corporal) foram os mais consumidos, com 35% do mercado, seguidos por perfumes, maquiagens, produtos capilares etc.
 
O segmento de farmácias de manipulação  também acompanhou o crescimento da produção e comercialização de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. Atualmente, o segmento conta com cerca de 10 mil estabelecimentos em todo o País. A Abihpec esclarece que não conta com dados oficiais a respeito deste setor.
 
É dentro deste contexto que será realizado a partir de hoje a oitava edição do Congresso da Consulfarma, que reúne especialistas do setor médico, farmacêutico e nutricional, com debates e palestras para os profissionais destas áreas.
 

Linha de produção: alta tecnologia e inovação impulsionam ainda mais o setor no País. - Robson Fernandes/EC

Ele será realizado no Palácio das Convenções do Anhembi, na Capital paulista e até sábado estará aberto para profissionais do segmento de medicina, indústria de cosméticos e farmacêutica, além de especialistas da área de nutrição.
 
Um dos destaques é a participação de empreendedores do setor de farmácias de manipulação. De acordo com os organizadores, houve um crescimento de 1.500% no total de participantes em relação à primeira edição que ocorreu em 2007.
 
O perfil dos participantes é de congressistas e representantes de indústrias do ramo de cosméticos de grande porte. Entre os produtos e serviços que serão apresentados na edição deste ano, o presidente do Congresso, Maurício Pupo, ressalta o laser em creme, máscara efervecente para as mãos, drenagem linfática em cápsulas, ZZ Cream (maquiagem masculina da geração Z, ou seja, os homens que nasceram a partir de 1990), pasta de dente em comprimido, cosméticos comestíveis, creme "biônico", que promete aumentar em 115% a produção de colágeno e de 25% a de elastina, entre outros. 
 
Segundo Pupo, "o sucesso do congresso é consequência da aceitação do brasileiro pelo produto manipulado". Ele acrescenta que havia certa resistência por parte do público, mas o segmento permite a aquisição de fórmulas personalizadas e adequadas ao tipo de pele e a concentração desejada, além de proporcionar combinações de tratamentos na mesma formulação. 
 
O segmento de manipulação está inserido dentro do mercado de farmácias, higiene pessoal, perfumaria e cosméticos que tem sido estimulado por fatores como o crescimento da renda do brasileiro, maior acesso à informação sobre práticas de vida mais saudáveis, participação crescente da mulher brasileira no mercado de trabalho.
Além disso, o mercado é impulsionado pela utilização de tecnologia de ponta com consequente aumento da produtividade e redução de custos de produção e de preços finais aos consumidores, lançamentos constantes de novos produtos e aumento de expectativa de vida da população brasileira.

Fonte: http://www.dcomercio.com.br/index.php/economia/sub-menu-negocios/112051-o-bilionario-mercado-da-beleza-brasileira


   

Todos direitos reservados © Salão de Beleza e Cia
comercial@salaodebeleza.com.br